Projecto Alvito

 
Projecto Alvito tem o privilégio de inaugurar um novo espaço expositivo localizado na vila de Alvito. A mostra resultou de um desafio lançado por Jorge Gaspar (coleccionador de arte e Presidente da direcção dos Estudos Gerais de Alvito) à escola de fotografia e artes visuais Atelier de Lisboa e teve como ponto de partida a transição da actividade do antigo matadouro municipal para um centro de artes. A Câmara Municipal de Alvito participa neste evento e apoia este projecto através da recuperação e cedência do edifício.
Esta exposição integra um conjunto de 52 fotografias apresentadas em suportes distintos concebidas por oito alunos do Curso de Projecto a partir da experiência física não só do próprio lugar e das inúmeras potencialidades interpretativas que ele suscita (nomeadamente a sua dimensão simbólica enquanto espaço de morte ou de transição) como das características da própria vila que o acolhe.
Com “Projecto Alvito” o Atelier de Lisboa expande as suas competências no sentido da organização de exposições. Ao mesmo tempo o Curso de Projecto, espaço onde todas as etapas para a criação desta exposição foram percorridas, estreia-se na realização da razão de ser da sua existência.