Fotofilme: a fotografia como narrativa fílmica
Luís Mendonça e Mariana Castro

O cinema esconde o que a fotografia mostra: cada fotografia por si mesma, na sua verdade nua, derrotada pelo défilement.
Raymond Bellour, L’entre-images

Este curso resulta de um entendimento expandido do conceito de “fotofilme”, enquadrando filmes que filmam fotografias, que as inserem na sua “duração” e que as põem em “narrativa”. Os casos de estudo vão do inevitável Chris Marker ao casal Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, passando por Jean-Luc Godard, Jean Eustache, Robert Altman, Hollis Frampton, Michael Snow, Susana Sousa Dias, etc. “Fotografias colocadas num contexto cinemático criam uma experiência fílmica”, escrevem Hámos, Pratschke e o seu colaborador Thomas Tode no livro Sample Cities.

Os dois formadores, especializados na relação entre fotografia e cinema, e com experiência tanto na prática fotográfica como cinematográfica, irão promover junto dos alunos a produção de filmes sobre fotografia, pondo em prática os conhecimentos transmitidos. Fornecemos instrumentos, teóricos, conceptuais, estilísticos e técnicos, que permitam ao aluno produzir uma narrativa fílmica com fotografias. Narrativas fotográficas em filme, isto é, com duração e (eventualmente) som que podem cingir-se à lógica simples do slide show (Nan Goldin) ou que podem ter uma natureza ensaística, mais ou menos analítica (por exemplo, Um Minuto para uma Imagem de Agnès Varda ou Six fois deux de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville) e/ou mais ou menos plástica ou conceptual (por exemplo, (nostalgia) de Hollis Frampton ou Wavelenght de Michael Snow).

Trata-se, portanto, de um curso teórico orientado para a prática artística, sendo que os alunos terão a oportunidade de projectar e/ou produzir um “fotofilme” balizado e coordenado pelos formadores e convidados.

Para além dos dois docentes do curso, serão convidados para participações pontuais: Adriana Molder e Sílvia das Fadas.

Calendário:

por definir

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 3h00. A turma não excederá um máximo de 25 alunos. A data limite para a recepção de inscrições por definir.


15 SESSÕES
Terça e Sexta / Tarde
17h00-20h00

calendário disponível brevemente

Inscrições abertas