Fotografia em Movimento
Professor: Luís Mendonça

Professores convidados:
Adriana Molder
Mariana Castro
Miguel Patrício

Objectivos:

- Fazer a história da relação entre fotografia e cinema no século XX.
- Descodificar as influências da fotografia no cinema e do cinema a fotografia.
- Investigar a especificidade proporcionada por cada medium.
- Pensar o papel da imobilidade e da mobilidade nas fotografias e no cinema.
- Promover a reflexão sobre a interferência de espaço e lugar na produção fotográfica/cinematográfica.
- Problematizar a fotografia nas fronteiras entre a acção cívica e política, a prática jornalística e a criação artística.
- Fornecer instrumentos de análise da relação da fotografia com o cinema, da fotografia no cinema e do cinema na fotografia.

Apresentação:

Is photography an art? Or just a bastard, an abortion of cinema? Noël (Burch) says when he looks at a beautiful photograph, he thinks: Damn you, why don’t you move?
Susan Sontag, in As Consciousness Is Harnessed to Flesh: Journals and Notebooks, 1964-1980

O curso Fotografia em Movimento procura traçar a história dessa relação, que Agnès Varda apelidou de “incestuosa”, entre fotografia e cinema ao longo do século XX, começando pelas vanguardas artísticas, passando pela relação da fotografia com o jornalismo e a política e terminando na afirmação da fotografia enquanto bela-arte. Cerca de 90 anos de história atravessam o conjunto dos estudos de caso reunidos neste programa, que pretende chamar à luz um espaço de fronteira pouco estudado tanto nas histórias do cinema como da fotografia.

As aulas serão laboratórios de ideias, articulando exposição de saberes com exibição das obras invocadas. Fotografias e filmes serão a matéria-prima da nossa análise e discussão, num regime aberto onde as ideias são testadas a partir e no sentido da prática artística. Para promover esta aproximação táctil às obras, os participantes poderão ainda consultar, ao longo do curso, as diversas obras existentes na biblioteca do Atelier de Lisboa.

Para além do docente do curso: Luís Mendonça, são convidados para participações pontuais os professores: Adriana Molder, Mariana Castro e Miguel Patrício.

Programa:

1. As vanguardas artísticas de Marcel Duchamp, Man Ray e László Moholy-Nagy
Livro: Camera Works: Photography and the Twentieth-Century Word (2005) de Michael North
Filmes: Anemic Cinema (1926) de Marcel Duchamp, Le Retour A La Raison (1923) de Man Ray e Lightplay Black-White-Gray (1930) de László Moholy-Nagy

2. A câmara engajada e transfronteiriça de Paul Strand
Livro: Paul Strand: Essays on His Life and Work (1991) de Maren Stange (editora)
Filmes: Redes (1936) de Emilio Gómez Muriel e Fred Zinnemann e Native Land (1942) de Leo Hurwitz e Paul Strand

3. O punch da reportagem fotográfica em Stanley Kubrick
Livro: Stanley Kubrick at Look Magazine: Authorship and Genre in Photojournalism and Film (2013) de Philippe Mather
Filme: Day of the Fight (1951) e Killer’s Kiss (1955) de Stanley Kubrick

4. O olhar cândido da cidade e da criança em Engel, Orkin e Levitt
Livro: Outside: Quand La Photographie S’Empare Du Cinéma/From Street Photography to Filmmakingde Stefan Cornic (editor)
Filmes: Little Fugitive (1952) de Morris Engel, Ruth Orkin e Ray Ashley e In the Street (1946-1952) de Helen Levitt, Janice Loeb e James Agee

5. Os anos beat e a América em movimento de Robert Frank
Livro: Robert Frank (1991), catálogo da Cinemateca Portuguese – Museu do Cinema
Filme: Pull My Daisy (1959) de Robert Frank e Alfred Leslie

6. A Nova Iorque calórica e os tiros coléricos de William Klein
Livro: Life is Good & Good for You in New York, photo book de William Klein publicado originalmente em 1956
Filme: Broadway by Light (1958) e Qui êtes-vous, Polly Maggoo? (1966) de William Klein

7. Nouvelle Vague: memória e melancolia na Rive Gauche
Livro: La Jetée: ciné-roman (1992) de Chris Marker e Bruce Mau
Filmes: La Jetée (1962) de Chris Marker e Ulysse (1982) de Agnès Varda

8. Wim Wenders e a dimensão do território
Livro: The Logic of Images: Essays and Conversations (1992) de Wim Wenders
Filme: Kings of the Road (1976) de Wim Wenders

9. O mundo do eu em Raymond Depardon e Hervé Guibert
Livro: Image fantôme (1981) de Hervé Guibert
Filme: Les années déclic (1984) de Raymond Depardon e La pudeur ou l’impudeur (1992) de Hervé Guibert

10. Sophie Calle e Nan Goldin para filmar no feminino
Livro: The Ballad of Sexual Dependency (1986) de Nan Goldin
Filmes: No sex last night (1996) de Sophie Calle e I’ll be your mirror (1996) de Nan Goldin

11. Cindy Sherman e Alex Prager: recriar o cinema
Livro: The Complete Untitled Film Stills (2003) de Cindy Sherman
Filmes: Doll Clothes (1975) e Office Killer (1997) de Cindy Sherman e La grande sortie (2015) de Alex Prager

12. O sonho americano ou o triunfo da banalidade por William Eggleston e David Lynch
Livro: William Eggleston: Democratic Camera: Photographs and Video, 1961-2008(2008) de V.A.
Filmes: Stranded in Canton (1973-2005) de William Eggleston e Blue Velvet (1986) de David Lynch

Preço:
O preço deste curso é de 190€.
Existem 3 modalidades de pagamento:
- 1 pagamento até dia 24 de Novembro do valor total do curso
- 2 pagamentos de 95€
(primeiro pagamento até dia 24 de Novembro e segundo pagamento até dia 5 de Janeiro
- 3 mensalidades de 65€
(até ao dia 24 Novembro, 24 Dezembro e 24 Janeiro)

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 3h00. A turma não excederá um máximo de 25 alunos. A data limite para a recepção de inscrições é dia 24 de Novembro. não há aulas nos dias 20 e 27 de Dezembro


10 SESSÕES
Quinta-Feira / Pós-Laboral
19h30-22h30
29 Nov 2018 a 14 Fev 2019
Mensalidade: 95€
Nº de mensalidades: 2