Fotografia em Movimento
Luís Mendonça e Mariana Castro

Is photography an art? Or just a bastard, an abortion of cinema? Noël (Burch) says when he looks at a beautiful photograph, he thinks: Damn you, why don’t you move?
Susan Sontag, in As Consciousness Is Harnessed to Flesh: Journals and Notebooks, 1964-1980

O curso Fotografia em Movimento procura traçar a história dessa relação, que Agnès Varda apelidou de “incestuosa”, entre fotografia e cinema ao longo do século XX, começando pelas vanguardas artísticas, passando pela relação da fotografia com o jornalismo e a política e terminando na afirmação da fotografia enquanto bela-arte. Cerca de 90 anos de história atravessam o conjunto dos estudos de caso reunidos neste programa, que pretende chamar à luz um espaço de fronteira pouco estudado tanto nas histórias do cinema como da fotografia.

As aulas serão laboratórios de ideias, articulando exposição de saberes com exibição das obras invocadas. Fotografias e filmes serão a matéria-prima da nossa análise e discussão, num regime aberto onde as ideias são testadas a partir e no sentido da prática artística. Para promover esta aproximação táctil às obras, os participantes poderão ainda consultar, ao longo do curso, as diversas obras existentes na biblioteca do Atelier de Lisboa.

Para além dos dois docentes do curso, poderão ser convidados professores para participações pontuais.

Objectivos do curso:

- Fazer a história da relação entre fotografia e cinema no século XX.
- Descodificar as influências da fotografia no cinema e do cinema a fotografia.
- Investigar a especificidade proporcionada por cada medium.
- Pensar o papel da imobilidade e da mobilidade nas fotografias e no cinema.
- Promover a reflexão sobre a interferência de espaço e lugar na produção fotográfica/cinematográfica.
- Problematizar a fotografia nas fronteiras entre a acção cívica e política, a prática jornalística e a criação artística.
- Fornecer instrumentos de análise da relação da fotografia com o cinema, da fotografia no cinema e do cinema na fotografia.

Calendário:

TERÇA:        SEXTA:

20 Nov        23 Nov
27  Nov       30 Nov
04 Dez        07 Dez
11 Dez          14 Dez
18 Dez          21 Dez

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 3h00. A turma não excederá um máximo de 25 alunos. A data limite para a recepção de inscrições é dia 13 de Novembro.


10 SESSÕES
Terça e Sexta / Tarde
17h00-20h00
20 Nov  — 21 Dez 2018
Preço: 190€

Inscrições abertas