MIREN PASTOR

mirenpastor.com
 

Miren Pastor é licenciada en Belas Artes pela UPV-EHU. Actualmente vive en Madrid desenvolvendo os seus trabalhos pessoais como fotógrafa e dinamizadora cultural. Começou a criar o seu projecto río Bidean na Blank Paper Escuela, em Madrid. Autopublicou três fotolivros, expôs o projecto em diversos espaços nacionais e internacionais, incluindo o festival Unseen Amsterdam 2016 onde ganhou o “ING Unseen Talent Award Public Prize”. Apaixonada pelo fotolivro, organiza o Festival Fiebre Photobook, faz parte do colectivo La Troupe e não perde a oportunidade de realizar workshops e BookJockeys com o objetivo de aproximar o fotolivro de todos os públicos.


APRESENTAÇÃO DO PROJECTO BIDEAN
TRÊS FOTOLIVROS DE MIREN PASTOR

24 ABR 2018 (Ter)
Lançamento de Bidean III STET : Rua Acácio Paiva, 20A. 18h00
Palestra sobre o projecto Bidean Atelier de Lisboa 19.30h

A fotógrafa Miren Pastor apresentará a sua terceira autopublicação do projecto Bidean, desenvolvido ao longo de três fotolivros. Bidean, em euskera (basco) significa que algo ou alguém está no processo ou no caminho, simboliza o salto da adolescência à vida adulta. O fotolivro converteu-se na ferramenta chave para estruturar este projeto que continua a crescer, procurando paralelismos entre as efémeras etapas vitais e os ciclos instáveis da natureza. 

Cada uma das publicações de Bidean representa uma nova etapa e cumpre uma dupla função, como livro e como recurso expositivo. Ao desencaderná-los e seguir as coordenadas indicadas em cada página, surge um mosaico representativo de cada etapa. Cada publicação é acompanhada de um texto de Iván del Rey de la Torre. (Publicação produzida com o apoio da Ayuda de Publicaciones del Gobierno Vasco).