Cruzamentos: uma história da arte do século XX
José António Leitão

O curso “Cruzamentos” dedica-se, exclusivamente, à arte do século XX. O que não é, em absoluto, verdadeiro, porque começaremos por procurar no século anterior, o XIX, o início de transformações, patentes em objectos, imagens, acções e em construções teóricas, que manifestam uma reorganização de elementos já equacionados pela tradição bem como a introdução de outros, novos. E o século XXI é a meta e o ponto de vista teórico do curso: é a partir daqui que se olha, que se pensa, que se nomeia, que se problematiza.

A pintura e a escultura, confrontar-se-ão - cruzar-se-ão - com a arquitectura, a música, a fotografia, o cinema, a instalação, a performance, o vídeo e as imagens digitais, e, eventualmente, com a literatura, o teatro e a dança. As Belas-Artes encontrar-se-ão com a cultura de massas e com a produção industrial. A nostalgia do passado com as miragens do futuro.

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 2h. A turma não excederá um máximo de 20 alunos. Não haverá aulas nos dias 25 Dezembro 2018, 1 Janeiro, 5 Março, 30 Abril e 11 Junho 2019


32 SESSÕES
1 aula semanal / pós-laboral
Ter 20h15-22h15
30 Out 2018 — 9 Jul 2019
Mensalidade: 80 €
Número de mensalidades: 8

Inscrições abertas