Cinema e Fotografia no Japão: do pós-guerra aos dias de hoje
Luís Mendonça e Miguel Patrício

Sans doute faudra-t-il, de plus en plus, coupler le cinéma avec ce qui l’a précédé, c’est-à-dire la photographie.
Serge Daney

Este curso procura traçar criticamente uma história da relação da fotografia com o cinema no Japão, no período que vai da Segunda Guerra Mundial aos dias de hoje. O curso dá a estudar autores pouco – ou não completamente bem – representados na historiografia "oficial" do cinema e da fotografia, tais como (da fotografia) Eikoh Hosoe, Shomei Tomatsu, Takuma Nakahira, Daido Moriyama, Nobuyoshi Araki e Hiroshi Sugimoto, e (do cinema) Shûji Terayama, Shohei Imamura, Kôji Wakamatsu, Takashi Ito, Toshio Matsumoto e Kiyoshi Kurosawa.

Da fotografia para o cinema, do cinema para a fotografia, procuraremos isolar – para expandir – a originalidade do caso japonês, com o intuito de, numa segunda instância, iluminarmos contiguidades interessantes com o cinema e a fotografia "ocidentais", ampliando e diversificando a família das nossas referências.

Este curso foi gizado e é conduzido por dois especialistas na área do cinema, da fotografia e da cultura japonesa. As aulas baseiam-se sempre numa articulação original entre a exposição crítica de saberes e a exibição devidamente contextualizada de filmes do cinema japonês que problematizam a sua “precedência fotográfica” Alguns dos filmes serão mostrados na íntegra e na sua maioria estes são títulos inéditos mostrados pela primeira vez em Portugal .

Para além dos dois docentes do curso, serão convidados para participações pontuais: André Príncipe, Alexandre Alagôa e David Pinho Barros

Calendário:

TERÇA:        SEXTA:
09 Out         12  Out
16  Out         19  Out
23 Out         26 Out
30 Out
06 Nov        09 Nov
13  Nov

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 3h00. A turma não excederá um máximo de 25 alunos. A data limite para a recepção de inscrições é dia 2 de Outubro.


10 SESSÕES
Terça(6x) e Sexta(4x) / Tarde
17h00-20h00
9 Out  — 13 Nov 2018
Preço: 190 € 

Inscrições abertas