Cinema e Fotografia no Japão: do pós-guerra aos dias de hoje
Luís Mendonça e Miguel Patrício

Sans doute faudra-t-il, de plus en plus, coupler le cinéma avec ce qui l’a précédé, c’est-à-dire la photographie.
Serge Daney

Este curso procura traçar criticamente uma história da relação da fotografia com o cinema no Japão, no período que vai da Segunda Guerra Mundial aos dias de hoje. O curso dá a estudar autores pouco – ou não completamente bem – representados na historiografia "oficial" do cinema e da fotografia, tais como (da fotografia) Eikoh Hosoe, Shomei Tomatsu, Takuma Nakahira, Daido Moriyama, Nobuyoshi Araki e Hiroshi Sugimoto, e (do cinema) Shûji Terayama, Shohei Imamura, Kôji Wakamatsu, Takashi Ito, Toshio Matsumoto e Kiyoshi Kurosawa.

Da fotografia para o cinema, do cinema para a fotografia, procuraremos isolar – para expandir – a originalidade do caso japonês, com o intuito de, numa segunda instância, iluminarmos contiguidades interessantes com o cinema e a fotografia "ocidentais", ampliando e diversificando a família das nossas referências.

Este curso foi gizado e é conduzido por dois especialistas na área do cinema, da fotografia e da cultura japonesa. As aulas baseiam-se sempre numa articulação original entre a exposição crítica de saberes e a exibição devidamente contextualizada de filmes do cinema japonês que problematizam a sua “precedência fotográfica” Alguns dos filmes serão mostrados na íntegra e na sua maioria estes são títulos inéditos mostrados pela primeira vez em Portugal .

Para além dos dois docentes do curso, serão convidados para participações pontuais: André Príncipe, Alexandre Alagôa e David Pinho Barros

Calendário:

TERÇA:        SEXTA:
09 Out         12  Out
16  Out         19  Out
23 Out         26 Out
30 Out
06 Nov        09 Nov
13  Nov

OBSERVAÇÕES: as aulas têm uma duração de 3h00. A turma não excederá um máximo de 25 alunos. A data limite para a recepção de inscrições é dia 2 de Outubro.

Programa do Curso:

 1. Eikoh Hosoe e a contra-cultura de 60:
do êxtase dos corpos à mitologia pessoal
Bibliografia:
 Évasion du Japon (2015) de Mathieu Capel
Filmes: Navel and A-Bomb (1963) de Eikoh Hosoe, Patriotism (1966) de Yukio Mishima

2. Shomei Tomatsu e Daido Moriyama:
do Vivo aos ‘materiais provocadores’ da fotografia do pós-guerra
Bibliografia:
 Shohei Tomatsu: Skin of the Nation (2004) de V.A., Daido Moriyama: The World Through My Eyes (2010) de Filippo Maggia
Photobooks: Hunter (1971) de Daido Moriyama, Chewing Gum and Chocolate (1966-2014) de Shomei Tomatsu
Filmes: Daido Moriyama: Memories of a Dog (2006), Near Equal Moriyama Daido (2001) de Kenjiro Fuji, Traces of a Diary (2011) de André Príncipe e Marco Martins

 3. Por uma teoria da paisagem no cinema:
Masao Adachi e Nagisa Ōshima
Bibliografia:
 Politics, Porn And Protest: Japanese Avant-Garde Cinema In the 1960s and 1970s (2011) de Isolde Standish, Le Bus de la Révolution Passera Bientôt Prés de Chez Toi (2012) de Masao Adachi, Repletion: Masao Adachi’s Totality (2016) de Rei Terada
Filmes: AKA Serial Killer (1969) de Masao Adachi, The Man Who Left His Will on Film (1970) de Nagisa Ôshima

4. Por uma teoria da paisagem na fotografia:
Takuma Nakahira e Yutaka Takanashi
Bibliografia:
 Yutaka Takanashi: Toshi-e (Towards the City) (2010) de Gerry Badger, Takuma Nakahira: At the Limits of the Gaze (2015) de Franz Prichard
Photobooks: For a Language To Come (1970) de Takuma Nakahira, Towards the city & Notebook People of Tokyo (1974) de Yutaka Takanashi

5. Kōji Wakamatsu e cinema pink:
entre revolução e obscenidade
Bibliografia: Kôji Wakamatsu: Cinéaste de la Révolte (2010) de V.A.
Filmes: Affairs Within Walls (1965) e Go, Go, Second Time Virgin (1969) de Kôji Wakamatsu

6. A pornografia do ‘eu’ e do ‘outro’:
Nobuyoshi Araki e Kohei Yoshiyuki
Bibliografia: 
Araki Mythology (2001) de Jean-Christophe Ammann, Down in the Park: Yoshiyuki Kohei’s Nocturnes (interview) (2007) de Yoshiyuki Kohei e Nobuyoshi Araki
PhotobookSentimental Journey (1971) de Nobuyoshi Araki, Park (1980) de Kohei Yoshiyuki
Filmes: Arakimentari (2004) de Travis Klose, Tokyo Fair Weather (1997) de Naoto Takenaka, Traces of a Diary (2011) de André Príncipe e Marco Martins

7. O regime escopofílico de Shôhei Imamura
Bibliografia: 
Shohei Imamura (1997) de V.A.
Filmes: The Pornographers (1966) e A Man Vanishes (1967) de Shôhei Imamura

8. Shûji Terayama e a manufacturação da ausência:
do cinema ‘vivo’ à fotografia ‘morta’
Bibliografia: 
Japanese Counterculture: The Antiestablishment Art of Terayama Shûji (2011) de Steven C. Ridgely, O Testemunho, o Instante e a Memória: Espaços de Corte e de Interrupção em Video Letter (1982-83) (2014) de Miguel Mesquita Duarte
PhotobookPhotothèque imaginaire de Shuji Terayama: Les gens de la famille Chien Dieu (1975) de Shûji Terayama
Filmes: The Eraser (1977) de Shûji Terayama, Video Letter (1983) de Shûji Terayama e Shuntaro Tanikawa

9. O fotodinamismo de Toshio Matsumoto
Bibliografia:
 The angura diva: Toshio Matsumoto’s dialectics of perception, Photodynamism and affect in Funeral Parade of Roses (2014) de Felicity Gee
Filmes: Funeral Parade of Roses (1969), Atman (1975) e Engram (1987) de Toshio Matsumoto

10. O cinema de Takashi Ito e a fragmentação fotográfica do espaço e do tempo
Bibliografia:
 O Vórtice Abissal: a mise en abyme e o filme estrutural (2017) de Alexandre Alagôa
Filmes: Spacy (1981), Photodiary (1986) e Photodiary 2 (1987) de Takashi Ito

11. Hiroshi Sugimoto: reflexões sobre o quadro branco e o filme latente
Bibliografia:
 A fotografia e o privilégio de um olhar moderno (2003) de Sérgio Mah
PhotobookTheaters (2000) de Hiroshi Sugimoto

12. O duplo, o fantasma e a câmara obscura de Kiyoshi Kurosawa
Bibliografia: Mon effroyable histoire du cinéma: Entretiens avec Makoto Shinozaki (2008) de Kiyoshi Kurosawa, Kiyoshi Kurosawa: Mémoire de la disparition (2007) de Diane Arnaud
Filme: Le secret de la chambre noire (2016) de Kiyoshi Kurosawa

13. Uma notável geração de fotógrafas:
os casos de Chino Otsuka e Mikiko Hara
Bibliografia: 
New Trends in Japanese Photography (2017) de Filippo Maggia
Photobooks: Photo Album (2012) de Chino Otsuka, Hysteric Thirteen (2005) de Mikiko Hara

14. Anos 00 e a ontologia da imagem fotográfica no cinema:
três casos
Bibliografia: 
Eadweard Muybridge (2010) de Philip Brookman (ed.)
PhotobookSelf and Others (1977) de Shigeo Gocho
Filmes: Self and Others (2001) de Makoto Satô, Vestige of Life (2009) de Maki Satake, Muybridge’s Strings (2011) de Kôji Yamamura

 

Bibliografia geral

·     BARTHES, Roland, A câmara clara, Lisboa, Edições 70, 2008;

·     BELLOUR, Raymond, Between-the-Images, Zurique e Dijon, JRP|Ringier & Les Presses du Réel, 2012;

·     CAMPANY, David, Photography and Cinema, Londres, Reaktion Books, 2008;

·     RICHIE, Donald, A Hundred Years of Japanese Film: A Concise History with a Selective Guide to DVDs and Videos, Tóquio/Nova Iorque/Londres, Kodansha International, 2005;

·     SAS, Miryam, Arts in Postwar Japan: Moments of Encounter, Engagement, and Imagined Return, Cambridge, Harvard University, Asia Center, 2011;

·     SONTAG, Susan, Ensaios sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1986;

·     TUCKER, Anne Wilkes et al.The History of Japanese Photography, Houston, Yale University Press, 2003;

·     VARTANIAN, Ivan, KANEKO, Ryuichi, Japanese Photobooks of the 1960s and 70s, Nova Iorque, Aperture, 2009.


10 SESSÕES
Terça(6x) e Sexta(4x) / Tarde
17h00-20h00
9 Out  — 13 Nov 2018
Preço: 190 € 

Inscrições abertas