FRANCISCO VILLA-LOBOS

Lisboa, 1966

Em 1989 termina o curso de Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema, onde frequenta as aulas de Paulo Rocha e António Reis.

Assistente de realização de Manoel de Oliveira, Raúl Ruiz, João Mário Grilo e Vicente-Jorge Silva entre outros, abre em 1993 a Contracosta, uma unidade de produção audaciosa, independente e versátil, que proporciona aos realizadores que consigo trabalham condições de total liberdade criativa e de gestão do tempo e dos meios de produção.

Em 2003 abre com Philippe Avril a produtora Les Films de l’Étranger, passando a trabalhar simultaneamente em Paris e Lisboa, dedicando-se a produções internacionais, sempre com a mesma filosofia de trabalho com que fundara a Contracosta. Produz vários filmes de Pedro Costa, Luís Fonseca, Edgar Pêra, Lorenzo Bianchini, Vimukhti Jayasundara e Wang Bing entre muitos outros, tendo o seu trabalho sido aclamado pela crítica, premiado em vários festivais de Cinema e editado internacionalmente pelas mais prestigiadas distribuidoras.

Em 2013, terminado este percurso profissional e pessoal, afasta-se do Cinema, instalando-se em Itália. Regressa em 2018 aceitando o desafio lançado pela Cascais School of the Arts para a concepção e orientação de um curso anual de Cinema no qual leciona desde então Produção e História do Cinema.