MARTIM RAMOS

Doutorando em Artes, na FBAUL. Tem um Mestrado em Fotografia, pelo Royal College of Art é licenciado em História da Arte, pela NOVA FCSH. Estudou fotografia no Ar.co.

Ao longo dos anos tem colaborado com diversos meios de imprensa, destacando o Público, Expresso, Jornal i, Time e Le Monde. Foi editor de imagem da Obscena – Revista de Artes Performativas.

Tem mostrado o seu trabalho regularmente em exposições colectivas, destacando A State of Affairs [Plataforma Revólver, Lisboa, 2009; Istambul 2010], Povo [Fundação EDP, Lisboa, 2010], Um Diário da República [A Diary of the Republic, PhotoEspaña, 2011; Espaço EDP, Porto, 2011], Danos Colaterais [Encontros da Imagem, Braga, 2011], ND40 [Encontros da Imagem, Braga, 2012], Segunda Natureza/Second Nature [MAAT, Lisboa, 2016], WIP Show [Royal College of Art, Londres, 2017], Quote/Unquote. Between Appropriation and Dialogue [MAAT, Lisboa, 2017], Critical Cartographies [Filet, Londres, 2018], Degree Show [Royal College of Art, Londres, 2018], Ariadne Project [Royal College of Art, Londres, 2018] e SWAP [Museu de Arte Moderna de Odessa, 2019].

Expôs individualmente os seguintes trabalhos: A History of Violence [kgaleria, Lisbon, 2011], B.E.R.L.I.N. [kgaleria, Lisboa, 2012] e melancholia [Centro Dragão do Mar, Fortaleza, Brasil, 2013]. Tem obras na colecção do MAAT. Publicou o livro melancholia e co-realizou o documentário Othon.

Desde 2016 que colabora com Ana Vilela da Costa na criação de performances multidisciplinares. Destacam-se What forms of life would future viewers reconstruct from this material? [Anozero, Coimbra, 2015], Sobre a Criação de um Mundo (1ª hipótese) [MUHNAC, 2016], Like Tears in Rain [Teatro da Garagem, CAL, 2021].