5 Dias
29 Maio a 2 Junho 2023
Quarta a Domingo

Curso Presencial:
->Inscrições Abertas

PT/EN

Residências Artísticas Outono - Serra do Açor
Bruno Pelletier Sequeira e Martim Ramos

Durante 5 dias, de 4 a 8 de Outubro de 2023, o Atelier de Lisboa organiza duas Residências Artísticas, uma com Bruno Pelletier Sequeira e outra com Martim Ramos na aldeia de Monte Redondo na Serra do Açor.

Durante esta residência os alunos serão orientados no desenvolvimento de um trabalho individual, que fará parte da apresentação/exposição/publicação colectiva a realizar na conclusão das residências.

As residências decorrem com uma agenda de aulas e produção de trabalho intensiva. Na fase inicial do curso será definida uma metodologia de acção e estabelecido um calendário de aulas e de produção, edição e conclusão de trabalhos.

Workshops:
» Bruno Pelletier Sequeira » Possibilidades de uma Narrativa
» Martim Ramos » O Acto de Caminhar - Como metodologia e prática artística e fotográfica

Candidaturas:
As Residências Artísticas terão um máximo de 10 participantes por workshop. Os candidatos interessados deverão realizar uma pré-inscrição no site do Atelier de Lisboa e enviar um portfólio e biografia (atelierdelisboa@gmail.com) para o processo de selecção e admissão de candidatos. Em seguida poderá ser marcada uma entrevista de admissão. Contactar o Atelier de Lisboa para eventuais esclarecimentos.

Idioma:
As sessões e tutorias com Bruno Pelletier Sequeira e Martim Ramos serão em Português, mas são admitidos alunos com pouco domínio do Português, desde que dominem o Inglês. por

Local:
As aulas realizam-se na Escola Primária (data de construção: 1926) de Monte Redondo, Arganil, Serra do Açor.

Datas:
As aulas decorrem de Quarta-Feira a Domingo.
O horário definitivo das aulas será definido no local.
No entanto está previsto que cada workshop tenha uma aula de duas horas no horário entre as 12h00 e as 16h00.
Existirá uma segunda aula, depois do jantar (21h00-23h00), que reunirá os dois professores e as duas turmas.

Aulas:
A visualização e edição dos trabalhos será feita através da projeção em data-show ou através de imagens impressas. Existirá uma impressora disponível para produzir as imagens para as aulas.

Material para a Residência:
Cada participante deverá trazer o seu equipamento fotográfico (digital ou película) e computador portátil.

Produção de trabalhos:
Os trabalhos poderão ser produzidos em suporte película ou digital, no entanto a produção de trabalhos em suporte digital será sempre indispensável: os participantes que escolherem produzir o trabalho em película deverão em simultâneo gerar imagens equivalentes em suporte digital ou polaroid para o processo de visualização e edição do trabalho.

Atelier no local:
Para o apoio ao trabalho dos participantes, estará disponível impressora e ferramentas para corte e preparação das imagens para as aulas.

Refeições:
Estão incluídos na residência os jantares de quarta-feira a Sábado e o almoço de Domingo. As restantes despesas com alimentação são da responsabilidade de cada participante. Os alojamentos têm local para cozinhar. As opções ou restrições alimentares deverão ser comunicadas à organização.

Transporte para Monte Redondo na Serra do Açor:
O transporte para Monte Redondo, Arganil é da responsabilidade de cada participante. Quem não quiser ir em transporte próprio, recomendamos o transporte em camioneta até Moita Serra (Arganil) pela Rede Expressos, onde iremos buscar os participantes que optem por este meio de transporte.

Preço:
O preço da residência é 290€ + IVA, mais o preço do alojamento.
Contactar o Atelier de Lisboa para conhecer todas as modalidades de pagamento.

Alojamento:
Será fornecido alojamento em quartos duplos partilhados. Para quem preferir alojamento individual deverá realizar a reserva do alojamento por sua conta. Recomendamos o Hotel de Arganil para quem pretender ter um quarto individual

Organização:
Esta residência é organizada pelo Atelier de Lisboa com o apoio de entidades locais (Junta de Freguesia de Folques, Comissão de Melhoramentos de Monte Redondo, Assembleia de Compartes do Baldio de Monte Redondo) e particulares (Jorge Neves).