SANDRA VIEIRA JÜRGENS

— sandravieirajurgens.wordpress.com

 

Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997). Pós-Graduada em História da Arte Contemporânea pela FCSH-UNL (2000) e em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2003). Doutoranda da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, concluiu actualmente o seu projecto de investigação na especialidade Teoria da Imagem.

Desde 2000 desenvolve actividades na área da história e crítica de arte, sendo autora de várias publicações, livros, ensaios, e de inúmeras entrevistas e textos sobre arte contemporânea em catálogos e publicações da imprensa especializada. Colaboradora permanente da revista Arq|a —Arquitectura e Arte Contemporâneas, desde 2000.

Professora universitária, participa frequentemente em conferências, seminários em muitas instituições culturais e universitárias.

Foi coordenadora da comunicação nacional e internacional das representações oficiais portuguesas na Bienal de Veneza e na Bienal de São Paulo, nas áreas da arte e da arquitectura (2008-2010), na Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura. Foi consultora editorial da ARTE LISBOA — Feira de Arte Contemporânea, de 2005 a 2010.

Dirigiu e editou a ARTECAPITAL, plataforma online especializada em arte contemporânea, desde a sua fundação em Abril de 2006 até Dezembro de 2013.

Fundadora da Plano 21 — Associação Cultural. Integra a secção portuguesa da AICA (Internationale Association of Art Critics) desde 2006


Cursos leccionados em 2017-2018: