Expõe internacionalmente e vive actualmente em Lisboa. Mestre em Antropologia Visual, FCSH Universidade Nova de Lisboa (2012) e Licenciada em Fine Arts, Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2004). Frequentou também o 1º ano da Licenciatura em Arquitectura de Design de Moda, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1999), Foundation Studies in Art and Design, Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2000), BTEC Professional Diploma in Studio and Location Photography , London College of Communication (Londres, 2004) e Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística em Fotografia (Lisboa, 2005). A artista e investigadora trabalha sobretudo nos campos híbridos da fotografia, do filme-ensaio, do som e da instalação sob as suas formas expandidas. Em 2020 foi a artista em Foco no Festival Interseccion – Festival de Arte Contemporânea Audiovisual da Corunha que dedicou três dias à exibição da sua obra videográfica e fílmica. Em 2015 Macedo ganhou o primeiro Prémio Sonae Media Art com a Instalação Vídeo “1989”. O seu primeiro filme, Seems So Long Ago, Nancy (2012) foi rodado inteiramente na Tate Britain e Tate Modern, Londres e foi apresentado em Festivais Internacionais de Cinema e Galerias de Arte incluindo o DocLisboa (2012), o Stedelijk Museum Bureau (Amesterdão, 2012) e a Tate Britain (Londres 2012 / 13). Esta obra ganhou também o SAW Film Prize pela American Anthropological Association - AAA (Washington-DC, 2014). Macedo foi artista em residência na Künstlerhaus Bethanien em Berlim durante o ano de 2016, com a Bolsa João Hogan da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também Bolseira da Fundação Oriente (2008), do Centro Nacional de Cultura (2009) do Ministério da Cultura - Bolsa Inov-Art (2010) e da Fundação Calouste Gulbenkian (2012, 2014, 2016). Editou os seguintes livros “Orientalism and Reverse” (Ghost Editions e Kunstraum Botschaft, 2016) e “What is Unspoken” (Künstlerhaus Bethanien, 2016). Está representada em várias coleções públicas e privadas. O seu trabalho é exploratório, poético e de grande rigor técnico, crítico e conceptual.